quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Com a corda toda

Galera linda,

agora que sobrou um tempinho na minha agenda, quero colocar várias notícias que eu recebi da SEDA (Secretaria Especial dos Direitos dos Animais) lá de Porto Alegre, que eu achei muito importantes, desde testes em animais (argggghhhhhh) até feiras de adoções e projetos realizados. Tudo muito lindo e que merece ser destacado para servir de exemplos para outras cidades.
Na minha ilustre opinião canina, quanto mais ajuda melhor, mas temos que ter na cabeça que não devemos "empurrar"  para terceiros o que é de nossa responsabilidade. Explicando: se você adotou um gato/cachorro filhote, depois que ele cresceu e "perdeu a graça" para você, não é para abandonar na rua, não. Deixando para um protetor/simpatizante da causa (que já tem muitos para cuidar) recolher. Vamos pensar que as autoridades e protetores/simpatizantes estão aí, agora, zelando pelo bem-estar animal e fazendo a sua parte. O que não é motivo para se "atirar nas cordas" e deixar que os outros façam o que compete a ti!
Pense bem, adotar é um ato de amor, e por toda a vida do animalzinho!

Bom, mas aí vai a notícia:


A VOZ HUMANA DOS ANIMAIS
SEDA presente no III Congresso Mundial de Biotética e Direitos dos Animais




Representando a Prefeitura de Porto Alegre no III Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais, que acontece até 25 de agosto, na Universidade Federal de Pernambuco, a primeira-dama Regina Becker presidiu, na quinta-feira (23), a mesa de debate com o tema “Pós-humanismo, movimento político e dignidade para além do humano”.
Ao destacar que a SEDA é hoje um modelo de gestão que tem servido de exemplo aos municípios brasileiros, Regina lembrou que as terminologias “proteção” e “bem-estar”, culturalmente, afastam o poder público do verdadeiro compromisso que tem com os animais: “Os animais são constitucionalmente portadores de Direito e as administrações municipais, estaduais e federal têm, sim, esta responsabilidade e o dever de cumprir. Porto Alegre teve a oportunidade de avançar na questão animal e concretizar projetos e ações porque o prefeito é um ativista”.
Da mesma opinião compartilhou o professor de Direito da Universidade Federal da Bahia e um dos organizadores do Congresso Mundial, Heron Gordilho. “Partindo da premissa de que animais são efetivamente sujeitos de direitos, nada mais natural que lhes seja assegurada legitimidade para pleitear, em juízo, a garantia e proteção de seu patrimônio jurídico”.
Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Salvador, onde atua com associações de Proteção Animal contra qualquer forma de crueldade, em 2009, Gordilho lançou o livro Abolicionismo Animal. Segundo ele, a ideia é contribuir com o debate ético sobre a relação entre homens e animais e provar que a Constituição Federal de 1988 os elevou à categoria de sujeito de direitos fundamentais básicos, tais como a vida, liberdade e integridade psíquico-física. “A discussão sobre o tema, além de gerar questionamentos sobre um novo statusjurídico dos animais, cria também um imperativo que não permite mais a desconsideração aos interesses dos animais não humanos. É preciso reconhecer que reformas judiciais e processuais serão fundamentais para o processo de mudança de paradigma jurídico, a fim de desenvolver um ordenamento mais justo e solidário para todas as espécies”, afirma Gordilho.



Movimento de Proteção Animal e Congresso Nacional juntos

Regina Becker propôs, ainda, que desses quatro dias de evento saiam propostas pontuais para que, de fato, os Direitos Animais sejam uma realidade no país. O mesmo defendeu o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais no Congresso Nacional, deputado federal Ricardo Izar
(foto com Regina Becker e Heron Gordilho). Segundo ele, nem o poder público nem a sociedade civil, sozinhos, conseguem alcançar objetivos. “A Frente Parlamentar precisa, e muito, do Movimento de Proteção Animal de todos os estados para que os trabalhos no Congresso possam avançar”, disse Izar, ao anunciar que, a partir de outubro, a Frente irá se reunir mensalmente com representantes dos estados para estreitar relação e afinar o discurso e propostas em prol dos animais.Ricardo Izar tem participado de reuniões com o ministro do Superior Tribunal da Justiça (STJ), Herman Benjamin, para discutir penas mais rígidas para quem cometer crime contra qualquer espécie, sem a possibilidade destas penas se transformarem em infrações administrativas, um receio geral do Movimento de Proteção. “Acredito que podemos transformar isso em uma oportunidade para que, com a revisão do Código Penal, os deputados atentos façam mudanças para maximizar e aumentar a pena para quem comete crimes contra os animais”.

  
Na primeira foto a primeira-dama Regina Becker com o deputado federal Ricardo Izar e o promotor de Justiçado Meio Ambiente de Salvador (BA), Heron Gordilho. Na imagem ao lado, o presidente do IAA (Instituto Abolicionista Animal), Tagore Trajano de Almeida Silva; a advogada e professora de Direito Marítimo e de Direito Ambiental da Faculdade de Boa Viagem (PE);  Regina Becker; e a professora da PUC/RS e presidente do Instituto Piracema, Fernanda Medeiros. 






Lambeijosss

Mais uma do Informativo da SEDA

Galera,

aqui estão as fotos de alguns aumigos da SEDA que estão para adoção:







São as coisinhas mais lindas, vocês não acham?
Para adotar essas fofuras podem entrar em contato pelo e-mail: megui.trois@seda.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289 5504.

Lambeijocas!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Parabéns pra você!

Galera linda,

hoje minha mamis está de aniver!


"Parabéns pra você,
nesta data querida,
muitas felicidades,
muitos anos de vida!"

Parabéns mamis, tudo de bom! Já separei um pouquinho da minha ração e dos meus biscoitos  para te dar de presente, espero que tu goste!
Lambeijoconas do papis, Hórus, Marty e euzinha linda aqui!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Notícia quentíssima II

Galerinha,

isso é superhipermegamaxi importante: 

"RS terá Frente Parlamentar em Defesa dos Animais




A Assembleia Legislativa lança, no próximo dia 16 de agosto, a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. O evento está marcado para às 10h30, no Salão Júlio de Castilhos.

De acordo com o deputado Paulo Odone (PPS), que coordenará os trabalhos da Frente, o objetivo é mobilizar a sociedade quanto aos projetos voltados à defesa dos animais que tramitam no Parlamento gaúcho e na Câmara dos Deputados. “O comprometimento é o único instrumento capaz de mudar o rumo de uma história. Por isso, precisamos cada vez mais de pessoas, sejam elas homens públicos ou da sociedade civil, para garantir os Direitos Animais, assegurados em leis, mas ainda muito distante de serem cumpridos", diz o deputado.
Odone é autor do projeto de Lei (PL 462/11) que proíbe a atividade de cães de guarda no Rio Grande do Sul. Pela proposta, será considerado infrator o proprietário dos cães ou o proprietário do imóvel em que os animais estejam realizando a guarda e/ou a vigilância, bem como todo aquele indivíduo que contrate por escrito ou verbalmente a utilização animal."


Fonte: Informativo SEDA - Secretaria Especial dos Direitos dos Animais - Prefeitura de Porto Alegre

Fiquem atentos.

Notícia Quentíssima

Galera,

o que eu não escrevi e publiquei em dias, tiro o atraso agora.
Recebi o informativo da SEDA, e já pedi se poderia divulgar
o trabalho deles aqui; resposta afirmativa; as notícias estão
aqui (vou publicando aos poucos, para sempre ter novidade):


LANÇAMENTO
Revista pet será lançada dia 16 de agosto


Com a proposta de revolucionar o espaço pet de anunciantes e leitores, entra no mercado a Revista Amigo Animal. Além de apresentar pautas com compromisso de tornar a vida de cuidadores e de seus mascotes cada dia melhor, a publicação vai incentivar a adoção responsável. O lançamento acontece na próxima quinta-feira (16), às 19h, no Boteco Tirol do Shopping Paseo. 


A primeira edição já vem recheada de surpresas. Para descobrir, é preciso curtir a revista, que terá tiragem gratuita de 2 mil exemplares (os locais de distribuição serão divulgados em www.facebook.com/revistaamigoanimal).  A cada dois meses, reportagens sobre raças, saúde, comportamento, alimentação, curiosidades sobre furões, pássaros, cães, peixes, iguanas, gatos, tudo para os apaixonados por pets! 


Mudando consciências
A diretora da Amigo Animal, Elaine Carrasco, é protetora-jornalista que decidiu dar voz e vez aos animais. Ela já se envolveu em várias situações para fazer justiça. Duas delas foram contadas aqui no Informativo SEDA. Na primeira vez, Elaine buscava notícias de um cão guarda, pertencente à Companhia do Cão, que, durante muito tempo, “trabalhou” em uma casa próximo ao Parque da Redenção, em Porto Alegre. O animal encontrava-se em situação de abandono e, diariamente, a protetora o alimentava e dava carinho. A empresa levou o cão para outro município e, até hoje, não se sabe o que aconteceu com ele.

Mais recentemente, Elaine Carrasco adotou um cão da Exposição Fotográfica da SEDA “Especiais sim, diferentes não!”. A protetora é tutora de outros cães com deficiência: Maria Joana, uma SRD cega, de sete anos, e Alex, um Dachshund, de nove anos, que apresenta problema físico em uma das patas após briga de rua com outro animal. Em abril, Max (foto) se juntou à Família Carrasco. “Max é muito lindo, com temperamento dócil e implicante com os irmãos”, conta Elaine, destacando que o SRD exige uma atenção maior devido às crises de convulsão. 

 


“Acredito que se todos tratassem os animais como filhos ou membros da família, não haveria tanta maldade como se vê por ai. Acredito mais: que a Revista Amigo Animal vai criar uma nova consciência de que os animais são portadores de Direitos e merecem ser respeitados”, conclui.

Hum, será que posso ser uma cachorra de capa? "Nathifa abre o jogo: de cachorra de rua a blogueira". 

Lambeijos

Voltando das férias

Galera linda,

Essa vez quem tirou pequenas férias fomos eu e o Hórus, em uma "Colônia de Férias"... lá em Passo Fundo! Explicando: mami e papi tiveram um compromisso super legal lá em Camboriú (que por sinal eu já conheço!!!), e levaram o Marty conhecer a cidade. Então, eu e o Hórus fomos a Passo Fundo "descansar" na cidade do Teixeirinha...
O Marty adorou Camboriú, fez amizades caninas e humanas, só não tomou banho de mar... não podia né, Galera! Foi tudo muito legal.
E eu e meu mano aproveitamos e nos divertimos também.
Para lembrá-los, sempre que forem viajar com seus papis, latam para que eles coloquem o cinto de segurança canino, levem água fresquinha, façam paradas regulares para darmos uma caminhada, tenham os documentos em dia: Carteirinha de Vacinação e Guia de Transporte Animal fornecida pelo seu veterinário.
Se alguém se lembrar de mais alguma coisa, manda aí que eu publico!

Lambeijocas!