"GUARDA RESPONSÁVEL
Cão com sequela de cinomose ganha uma família
Mais um SRD especial ganhou novo lar esta semana. Ele atende pelo nome de Guru, tem dois anos e estava na Área de Medicina Veterinária da SEDA desde agosto.
Guru foi resgatado das ruas com atrofia nos membros anteriores e sintomas de cinomose. Conforme a veterinária Adriana Lopes, a atrofia, possivelmente, foi causada por uma doença congênita e o animal precisou passar por tratamento sintomático. Ele já está recuperado, mas eternamente sofrerá espasmos musculares, seqüela da cinomose.
Na última quarta-feira (21), Camila Canuto veio à SEDA decidida a adotar um cão de grande porte, mas quando avistou Guru ficou encantada com tanta sensibilidade e carisma. O trauma e as dificuldades de locomoção não tiram sua alegria de viver. “É um cão alegre, esforçado e passa muitas energias boas para quem está em sua volta”, observa Camila, ao destacar que a atenção será 24 horas: “Somente meu marido trabalha fora, vou passar o dia inteiro com ele”.
A doença – A Cinomose é uma patologia altamente contagiosa, causada pelo Vírus da Cinomose Canina (VCC). Acomete principalmente cães que não foram vacinados e, se não for tratada, pode deixar sequelas ou levá-los a óbito.
A doença se apresenta em quatro fases, entre elas a cutânea, causadora de feridas com secreção. Existe também a fase digestiva, que é caracterizada por vômitos e diarréias. Durante a fase respiratória surgem secreções nasais e oculares e tem ainda a fase nervosa, que pode ser considerada a mais grave de todas. Geralmente os animais que apresentam este estágio podem sofrer com incoordenação motora, muita sensibilidade a dor e vocalização.
Segundo Adriana Lopes, trata-se de uma patologia muito grave e sua prevenção é feita através da vacinação. “É muito importante que cães, a partir dos 45 dias de vida, sejam vacinados com a Polivalente, que previne várias doenças, inclusive a cinomose”, destaca a veterinária. "
Galera, olha que querido o Guru! Parabéns a Camila por abrir seu coração a este lindo aumiguinho!
Lambeijocas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário