quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Reportagem da SEDA

Galera amada,

hoje trouxe uma notícia muito importante e preocupante também.
Todos sabem dos malefícios de bebidas alcoólicas em excesso e o fumo. Mas vocês sabiam que o cigarro pode prejudicar seu aumigo? É o que chamamos de fumante passivo (sejam humanos ou animais).
Na reportagem feita pela SEDA - Porto Alegre, eles nos mostram  o quanto fumar é ruim para o organismo humano, e além disso, o quanto é prejudicial às pessoas e animais próximas ao fumante.

"BEM-ESTAR E SAÚDE
Animais de donos fumantes têm 60% de desenvolver câncer linfático e de pulmão

Fumar faz mal à saúde, e até quem não fuma sofre as consequências quando exposto à fumaça de cigarro, charuto, cachimbo, etc. Inúmeras pesquisas indicam que os danos causados ao fumante passivo são bem mais graves do que aqueles percebidos durante ou logo após a exposição, como rinite, congestão nasal, tosse, dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta ou náuseas. 


Entre os adultos pode causar câncer e doenças cardiovasculares e respiratórias. Nas gestantes, a incidência de abortos espontâneos e bebês natimortos são maiores àquelas expostas ao fumo, ativas ou passivas. Já as crianças são mais suscetíveis a infecções respiratórias, como bronquite e pneumonia, têm maior possibilidade de serem asmáticas e apresentarem otite, doenças cardiovasculares e câncer, sobretudo no pulmão. 

Assim como os humanos, os animais de estimação também podem sofrer problemas de saúde. A exposição ao tabaco pode predispô-los, principalmente, às doenças respiratórias e dermatológicas, muitas vezes, levando-os à morte sem ao menos serem diagnosticadas. Estudos comprovam que cães e gatos que convivem com fumantes têm 60% a mais de probabilidade de contrair câncer linfático e de pulmão, bronquite, asma, rinite, traqueíte (inflamação na traqueia) e outras crises alérgicas.

Os cientistas descobriram ainda que há uma ligação entre os tipos de câncer e as características físicas dos bichos. Nos cães de focinho curto, por exemplo, a fumaça passa rapidamente pela via respiratória, fazendo com que as toxinas acabem se instalando no pulmão. Já nos de focinho longo, a fumaça passa, rapidamente, pela via respiratória e tem mais risco de desenvolver câncer de pulmão.
Por sua vez, a probabilidade de gatos de donos fumantes desenvolverem linfoma, um tipo de câncer mais comum da espécie, é três vezes maior e tratamentos por quimioterapia e radiação funcionam apenas em 50% dos casos. Além de inalação, ao se lamber, o animal entra em contato com substâncias químicas nocivas impregnadas nos pêlos.
Entre os felinos portadores de bronquite asmática há potencialização e aumento da freqüência das crises respiratórias, podendo, em alguns casos, levá-los à óbito por insuficiência respiratória aguda.
Além de afetar o sistema respiratório do animal, o cigarro pode causar doenças de pele. Se ele começar com “coça-coça”, queda excessiva de pelo e feridas no corpo podem ser um indício de alergia à fumaça. Os cães de companhia estão mais suscetíveis aos males do fumo por ficarem mais tempo com seus donos. Neste caso, os animais mais novos precisam ser avaliados pelo veterinário a cada seis meses, e, os mais velhos, uma vez ao ano.

Minimizando os riscos
O grande problema é que, na maioria das vezes, o ser humano pode fugir da nicotina, mas os animais não. Ou estão recebendo cafuné com baforadas dentro de casa, ou presos a uma coleira em lugares públicos sentados aos pés do fumante, ou perambulando pelas ruas inalando, entre tantas outras fumaças, a do cigarro.


Os sintomas em cães e gatos não é imediato, e a tosse pode indicar um estado avançado da doença. A única maneira de detectá-la em seu estágio inicial, quando os tratamentos são mais eficazes, é por meio de exames detalhados, como os “check ups” anuais. 

O mais indicado é parar de fumar, mas se isso não for possível, os veterinários recomendam que o dono do animal vá para fora de casa ou crie áreas exclusivas onde os animais não tenham acesso. Purificadores de ar e suplementos ricos em vitamina C podem minimizar os efeitos de células cancerígenas."


Então, eu tenho uma ideia para vocês companheiros caninos e gatinos... se for o caso do seu dono fumar, cada vez que ele acender um cigarro, corra para beem longe, ou comece a latir sem parar! De repente você ajuda ele a se livrar desse hábito!

Lambidas e cheiradas de ar puro

Nenhum comentário: