quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Curso de Banho e Tosa

Galera,

quero me inscrever... será que dá? Aumentar a renda mensal de biscoitos lá em casa seria uma boa!!!
Latindo sério, é superdemaisdelegal, aprender a dar banho e  tosar com muito carinho e atenção! Lá em casa, às vezes a gente vai no salão/pet, mas também ganhamos banho em casa, com o shampoo certo,  temperatura beem boa do secador (se bem que meu mano Hórus não curte o secador) e biscoito no fim da empreitada... adorooo!
E vamos à notícia da SEDA - Porto Alegre:

"CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Prefeitura promove curso de Banho e Tosa a partir de novembro


Representantes das secretarias do Trabalho e Emprego (SMTE) e Especial dos Direitos Animais (SEDA) se reuniram na terça-feira (25) para acertar os últimos detalhes do Curso de Banho e Tosa. A ideia surgiu depois do Observatório do Trabalho de Porto Alegre constatar a ascensão da atividade no mercado de trabalho. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, em 2009, aproximadamente 70% dos lares da Capital possuiam algum animal doméstico e o número de empregos em ocupações relacionadas à área de Pet Shops apresentava um crescimento médio anual de 15,2%.
Em três anos muita coisa mudou. Cada vez mais as pessoas têm se conscientizado de que bichos de estimação merecem muito mais do que um pote de ração, água e uma toalhinha velha para dormir. Nos Estados Unidos, por exemplo, o nível de especialização e tratamento dos animais de companhia chegou a tal ponto que um pet shop tem o mesmo status de um salão de cabeleireiros.
De acordo com o gerente de Qualificação da SMTE, José Alberto Jonher, a expectativa é iniciar o curso em novembro, após a definição da empresa responsável pelas aulas, através de processo licitatório. Para a primeira edição estão previstas 10 vagas e poderão participar pessoas inscritas no SINE Municipal (avenida Sepúlveda, s/nº). O curso terá duração de 100 horas, totalizando aproximadamente um mês e meio de aulas teórica e prática.

À SEDA caberá indicar um profissional para participar da elaboração dos conteúdos e fiscalização do curso. “A atividade requer muita dedicação para saber manejar os animais e lidar com o comportamento deles. Outro fator importante são cães e gatos com limitações físicas que requerem atenção especial”, alerta a coordenadora da Área de Medicina Veterinária, Márcia Gemerasca.


Dicas para uma prática saudável de banho e tosa 
A dermatologia veterinária é um campo efetivo de especialização profissional, uma vez que as doenças de pele estão entre as mais incidentes em cães e gatos. Importante ressaltar que muitas doenças, como dermatofitoses (enfermidades de pele produzidas por fungos) e as parasitoses cutâneas (sarnas), podem ser contraídas num estabelecimento de banho e tosa com condições higiênicas inadequadas. Além disso, o uso de produtos errados vai desde danos à saúde do animal ao incremento de despesas aos proprietários, que podem ser evitadas. Portanto, todos os estabelecimentos que manipulam ou executam serviços destinados a animais devem ter, por lei, um médico veterinário responsável.


Banho – A quantidade de banhos de um cão varia de acordo com a raça. O poodle, por exemplo, deve ser banhado a cada quatro ou seis semanas. Já o pointer pode esperar aproximadamente três meses. Mas em geral, cães mantidos em casa pedem banhos freqüentes.
Antes do banho é necessária uma escovação para desemaranhar a pelagem, já que a água tende a apertar os nós, dificultando sua remoção. O desemaranhamento é melhor realizado com uma rasqueadeira e um pente de nós. Os utensílios normalmente usados para a prática são xampu, escova de cerdas, esponja, esteira de borracha para a banheira, duas toalhas de tamanho grande, mangueira com spray (esguicho) e condicionador (para cães de pêlo longo, exceto poodles e terriers). A região das orelhas é uma das mais críticas e deve ser limpa regularmente para evitar mal cheiro e infecções.

Secagem – Existem várias maneiras de se secar o pêlo. O primeiro método é afofá-lo, usando um secador de cabelo e tomando todos os cuidados para que a temperatura seja adequada, uma vez que o ar quente próximo ao corpo pode ocasionar graves lesões, como queimaduras. É muito usado em cães de raça poodle, afghan, sheepdog e maltês para estreitar o pêlo.

O segundo método é conhecido como “secagem em canil ou gaiola” e é usado geralmente em cães de pêlo curto ou naqueles que não exijam uma aparência de pêlo esticada ou felpuda. E o terceiro método é a “toalha”, adotado para raças pequenas e de pêlo duro, como o chihuahua, o pinscher miniatura e o manchester terrier toy.

Tosa – Existem dois tipos de tosa: o trimming (especial para exposição) e o grooming (mais usado para cães domésticos). Para o grooming, ou tosa comum, usa-se tanto a tesoura como a máquina de tosa. Quando for usar a  máquina de tosa, é importante manter o pulso flexível no caso de o cão mover-se subitamente. Usa-se a máquina de tosa, em geral, seguindo a direção do pêlo. Cortar com a tesoura é uma arte um pouco mais lenta de se adquirir e requer mais horas de prática."

Gente, lá em casa mamis não tosa  a gente não, leva só no pet, porque ela não se garante. Se você também "não se garante", leve seu aumigo para alguém especializado e que tenha os cuidados e produtos necessários!
E quem quiser mais informações sobre o curso, fiquem ligados no site da  SEDA.

Lambeijoconas

Nenhum comentário: