segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Humane Society International conhece experiência da SEDA

Galera, olha que chique:

o pessoal da SEDA recebeu uma visita muito importante, a galera lá da Farm Animals da Humane Society International (HSI).


Sergio Moncada e Luiza Damigo visitaram a Área de Medicina Veterinária e se encantaram com animais que sobreviveram ao abandono, acidentes e maus tratos"
Segue a notícia:


"O prefeito José Fortunati e a primeira-dama Regina Becker receberam, na quinta-feira (30), a visita do vice-diretor do departamento de Farm Animals da Humane Society International (HSI), Sergio Moncada, e da assistente de Campanhas no Brasil, Luiza Damigo. A HSI e suas parceiras formam, juntas, uma das maiores organizações de proteção animal do mundo, apoiada por 11 milhões de pessoas.
A organização atua em diversos países na defesa de animais domésticos e silvestres, na conscientização sobre a realidade de animais de produção (Farm Animals) e contra a utilização de animais em testes em laboratório. Pela primeira vez no Brasil, Moncada fez questão de conhecer a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), uma importante iniciativa voltada à causa animal: “Voltarei para casa (Estados Unidos) feliz por ter conhecido pessoas envolvidas de fato com a proteção animal”. 

Segundo ele, o país está vivendo um momento político propício para avançar nesta questão, bem como um momento de articular-se com o Poder Público, OSCIPs, ONGs e protetores para desenvolver ações efetivas no que tange os animais criados para consumo, principalmente galinhas poedeiras e porcas reprodutoras.
Em solo brasileiro, o organismo internacional vem trabalhando no combate ao confinamento intensivo de animais criados para consumo, por uma mudança no modelo de produção animal industrial nas chamadas “granjas-fábrica”, indo ao encontro de uma agricultura mais sustentável, e na redução do consumo de carne, ovos e laticínios. “No Brasil, a criação de animais para consumo é uma grande responsável pelo desmatamento, causando perda de biodiversidade, degradação do solo e poluição da água. Todos nós podemos fazer a nossa parte adotando práticas menos nocivas ao meio ambiente e ao bem-estar dos animais, como reduzir o consumo de carnes, ovos e laticínios”, conta Luiza, uma das consultoras da organização no Brasil.



A HSI, que conta com dois consultores em São Paulo, pretende instalar uma filial no Brasil daqui três anos. O prefeito e Regina Becker apelaram a Sergio Moncada que antecipe a criação da unidade, pois há um ambiente favorável para avançar na relação homem-animal e nos Direitos Animais. “O brasileiro tem a cultura de olhar para ações desenvolvidas em outros países como um modelo a ser seguindo, enquanto, na questão animal, é o Brasil uma referência de respeito aos animais. Existem problemas? Sim, muitos problemas com várias espécies dependendo dos estados e municípios onde vivem, mas um grande passo já foi dado e a sociedade está acordando para eles. A rede de proteção animal é, hoje, o maior instrumento de mobilização e pressão e, graças a isso, os animais têm sido vistos e tratados com outros olhos”, afirma a primeira-dama.


A partir de outubro, a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais no Congresso Nacional realizará reuniões mensais com representantes dos estados, fato que mostra o ambiente favorável ao avanço na relação do homem-animal e dos Direitos Animais.
Fonte: Informativo da SEDA

Nenhum comentário: