terça-feira, 18 de setembro de 2012

Perfil

Galera amada do meu Rio Grande,

espia só o exemplo deste amigo da SEDA:

Luis Rogério usa a criatividade em prol dos animais


A criatividade é um dom que todos desenvolvem. Trata-se da obtenção de novos arranjos de ideias e conceitos, na tentativa de construir estruturas ou táticas que resolvam problemas de forma incomum, ou na obtenção de resultados para um individuo ou toda a sociedade. Algumas pessoas desenvolvem mais esse dom, outras, menos. Mas, é necessária inteligência para utilizá-la em prol do próximo. 

Um belo exemplo de quem utiliza a criatividade em prol do coletivo é do servidor Luis Rogério de Azevedo Preigschadt, que trabalha na Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) desde fevereiro de 2011, ainda na época em que era uma Coordenadoria.
Além de desempenhar suas funções na coordenação de ações externas, como resgates de animais atropelados, doentes e mutirões, ele ocupa seus horários livres para criar. Criar? Sim, ele é o responsável pela construção do "Recanto dos Gatos" na Área de Medicina Veterinária (AMV).
A casinha em estilo rústico oferece conforto e segurança aos animais que aguardam por um lar. O espaço tem área de lazer com escada para o andar superior, poltronas e caminhas. E podem ter certeza, foi construído com muita dedicação e amor.


Outra ideia geniosa foi a montagem de uma cadeira de rodas adaptada para um cão que está em recuperação na AMV. A cadeira foi feita com rodinhas de carrinho de feira, pedaços de cano em PVC e de gás. “O animal não mexe os membros posteriores, mas tem muita força de vontade e corre arrastando as patinhas anteriores pelo chão. Vê-lo assim me deixou sensibilizado, então, surgiu a ideia de montar a cadeirinha, que ainda está em experimentos”, conta Luiz.
 
Suas benfeitorias não param por ai. Ele ainda restaurou muitos equipamentos, como mesas cirúrgicas e de tratamento e cadeiras, instalou as divisórias na sala de cirurgia, consertou as fechaduras de várias portas e os bancos da Kombi da SEDA que iriam para descarte e que, atualmente, são de extrema importância para o bom desenvolvimento das atividades realizadas na AMV.

Aos 30 anos, o pai do João Pedro, de 10 anos, e Marcus Vinicius, de 6, pretende continuar os estudos e sonha em cursar Arquitetura. Quem sabe é daí que vem o estimulo às criações? Fazer o bem sem olhar a quem é a palavra que define sua personalidade. Segundo ele, "é gratificante ajudar a quem não tem condições de ajudar a si próprio e trabalhar na SEDA é uma realização."



O resgate da sua vida 
Luis conta que muitos casos de salvamentos marcaram sua trajetória na SEDA, mas um em especial o marcou profundamente: “É a história do Zoado e aconteceu em junho do ano passado. Lembro que ainda não existia a SEDA; atuávamos na Compaad. Era um dia de muita chuva, então ligaram pedindo ajuda para um cão no bairro Restinga. Ele havia sido atropelado, apresentava fratura exposta nas duas patas traseiras e se encontrava no canteiro central". 

Quando Luis encontrou o cão, ele sentia tanta dor que, na tentativa de acabar com o sofrimento, arrancava pedaços da pata quebrada com a boca. Na AMV, Zoado passou por cirurgia de amputação do membro e se tornou um dos cães especiais da Exposição Fotográfica “Especiais sim, diferentes não”.
O SRD foi adotado no início deste ano e está muito bem com sua nova família. “Ele é um animal alegre, agitado e com muita vontade de viver. É fantástico saber que fiz parte da história dele, que acompanhei de perto toda sua evolução”, recorda.
De acordo com a coordenadora da Área de Medicina Veterinária, Márcia Gemerasca, Luís é um colega dedicado e disposto: “Com ele, todos na SEDA podem contar a qualquer momento e em qualquer horário”. Márcia diz que, por muitas vezes, foi necessário chamá-lo à noite para ajudar em algum resgate ou atendimento e sempre fora atendida com muito zelo. “Ele tem muito respeito e carinho por todos os colegas e, também, pelos animais. Faz de tudo para melhorar a qualidade de vida dos cães e gatos albergados”, afirma."

Fala se não é mais que especial, galera??? Parabéns ao Luís e a turma da SEDA!

Lambeijos


Nenhum comentário: